sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Maratona de Porto Alegre faltam 100 dias. MARAPOA 100

Este post é parte de uma série intitulada MARAPOA - Maratona de Porto Alegre. Também inaugura a contagem regressiva dos 100 dias restantes até a corrida no dia 22 de maio de 2011. Nos próximos 10 dias postarei um ao dia e depois deverão seguir mais espaçados, talvez uns dois por semana.

O desafio de realizar estas escrituras talvez seja ainda maior do que a própria corrida. Além do preparo físico, a maratona atrela-se ao lado mental (espiritual ou emocional se preferir) onde disciplina, consistência e determinação são essenciais para o sucesso, escrevendo também pratico um pouco disto tudo. Participe deixando seus comentários pois eles funcionarão como um  “ termômetro”, para os próximos posts, além disto são um estímulo a mais.

Introdução a Maratona: Os corredores mais românticos acreditam que os homens nasceram para correr, porém estudos científicos apontam para o contrário. Somos bípedes evoluídos que ao longo dos séculos tornaram-se caçadores estratégicos, desenvolvendo habilidades e ferramentas para poupar os esforços da corrida na captura de nossas velozes presas, o que não usa-se atrofia e no mundo moderno, com tantas facilidades de comunicação e transporte, nossas habilidades de corredores estão em desuso.

A onça, a pantera, o puma, os guepardos e outros felinos são os reais esprintistas da natureza, praticam a corrida quase todos os dia, dependem desta para sua sobrevivência e com a vantagem de duas pernas extras para propulsioná-los - Uau... são capazes de superarem a barreira dos 100 km/h. Usa-se muito, hipertrofia-se.
Cheetara - personificação fictícia da Chita ( Guepardo ) em Thundercats.
Os maratonistas não dão lá muita bola para este cientificismo todo, já que na prática a teoria é outra - nascemos para correr! Correr é vida, saúde! Run Forest! Run! Uhuhhhuuu! Afinal não estamos ligando muito para "sprint" já que nos realizamos mesmo é nos longões, coisas do "running soul" - e é com esta alma endorfinada que formam um grupo de pessoas determinadas, disciplinadas, focadas e não menos divertidas.  Dá pra dizer que esta galera ai abaixo tá sofrendo?.  
São Silvestre - Alma Corredora - por Paula Ferrari
Como indivíduos os maratonistas possuem visões e metas das mais diversificadas com a corrida, de uma maneira geral pouquíssimos são aqueles com chances reais de vênce-la, a elite não chega a 1% do universo de corredores em uma maratona popular. Se não é pra vencer, então porque correr? 

As expectativas e respostas serão as mais variadas: Para uns a maratona será sempre uma competição, para outros um teste de resistência física e mental, um desafio, um encontro social da geração saúde e para os menos treinados os 42 km podem ser um eterno binômio ódio e paixão, onde a superação do sofrimento irá se intercalar com momentos de triunfo e frustrações... mas percorrer o caminho será sempre encantador. 

Namastê!

2 comentários:

Pr. Eberte disse...

Grande Roger, que vc alcançe o sucesso de sempre em seus empreendimentos, em oração já estou com vc nessa nova aventura, o post como sempre super legal, um grande abraço.

Pr. Eberte

Roger Ban disse...

Grande Camarada Pastor Eberte!

Sou seu fã de coração, obrigado pela visita e pela força, sempre é bom contar com toda a ajuda possível.

"Ao infinito e além!"

Abraços!