domingo, 13 de fevereiro de 2011

Log - Um diário de treinos para a Maratona. MARAPOA 98.

Quando alguém lhe pede a ajuda para solucionar um problema, a primeira coisa a fazer é inteirar-se do que se trata, para dai sugerir algo - como saber que rumo seguir, sem ter as coordenadas de onde se está? Durante a "carreira esportiva" é legal fazer registro dos treinos, como foi nossa performance em determinada corrida, pedalada,  prova, qual era o seu peso, que calçado usava, como treinava, o que comia, que temperatura estava, como se sentia, quais foram suas melhores marcas. Apesar de amadores queremos evoluir... ou não? 

Gráfico dos treinos MARAPOA 2011- Site da Revista Runners
Todas estas informações podem ser armazenadas em um diário, há corredores que têm diários de corridas com mais de 30 anos. Tão bom quanto treinar é lançar estes dados, são os chamados "logs", no começo  parece um pouco entediante, mas depois que se pega o jeito e tendo material para análise o processo fica bem mais atraente, diria que até vicia. Atualmente existem logs eletrônicos, disponibilizados através da web, outros como ferramentas de assessorias esportivas e diversos softwares como os que acompanham os frequencímetros cardíacos por exemplo.

Gráfico gerado a partir do Log da Runners - 
Resultados de 2008, (de abril a Jul - preparação para a Run Day Maratona Brasília - MKS)
Com o log é possível anotar praticamente todos tipos de dados, tênis utilizados, agendar treinos, recordes pessoais, ter noção dos volumes mensais, semanais, anuais, analisar os dados, produzir diversos gráficos personalizados, criar e compartilhar rotas. É uma ferramenta muito importante para os preparadores físicos que acompanhando seu progresso podem acompanhar e melhorar seu treino com planilhas personalizadas, assim o treino sai um pouco do empirismo, vai ficando estruturado e evita-se tantas quebras.


Lista de "Recordes Pessoais " Log da Runners


Quer começar a logar?  Acesse ou crie uma conta


Prefere logar de bike? Acesse log direcionado a ciclistas.


Namastê.

Nenhum comentário: