quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Em ritmo de Maratona - MARAPOA 95.

Quarta-feira... O treino de hoje é um "semi-longo" trabalhando o ritmo, serão 12 km, sendo 2 para aquecer e desaquecer bem leves e os 8 intermediários em ritmo de prova... Hum... Mas qual será o ritmo ideal para correr uma maratona? Resposta bem simples? O melhor que você conseguir sem ir tão rápido a ponto de quebrar durante a prova e não tão lento que te sobre energia ao final (acho que esta segunda opção nunca aconteceu no meu caso). Apesar da resposta simples acertar o ritmo para nós mortais corredores amadores é uma questão difícil.



Talvez o melhor a fazer seja aprender a escutar o corpo, não sair tão rápido, principalmente no início quando ainda estamos descansados e não procurar estabelecer metas muito ambiciosas, principalmente nas primeiras provas - talvez a meta mais realista e que evite a quebra seja realmente só o compromisso de terminar a prova, independente do tempo, o que se ganha em tranqüilidade com esta meta já é um bom começo.

Outra dica simples e que funciona é dividir estrategicamente a prova em três ou até quatro corridas, estabelecendo metas e ritmos para cada uma. Ex: Primeiros 10 km (aquecimento) - seguir bem tranquilo deixando o ritmo chegar aos poucos, sem contudo ficar ofegante, próximos 22 (a corrida) seguir em ritmo moderado, procurando estar sempre hidratado, evitar o acúmulo de fadiga, caminhando sempre nos postos de hidratação e os últimos 10 (a batalha final). Por mais conservador que tenha sido, a batalha final sempre será o trecho mais difícil e se tiver sobrado alguma coisa no tanque é a hora certa de gastar.


Mais uma dica? Exite uma supercalculadora on-line para você predizer seus ritmos de treinos e das corridas, basta acessar e entrar com os dados de tempo de uma de suas últimas corridas, uma de 10 km por exemplo, ai você terá na hora uma tabela com ritmos de treinos dos mais variados, o negócio tá ficando chique demais da conta, já tô começando a me sentir " O Maratonista ".  Maratona Internacional de Porto Alegre - 22 de Maio de 2011- Borá?


Confira a calculadora no link abaixo:
http://www.mcmillanrunning.com/mcmillanrunningcalculator.htm

Nasmastê.

foto fonte: AaverageJoe em : http://www.flickr.com

Nenhum comentário: