quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Diminua seu peso... treine para uma Maratona - MARAPOA 94.


A não ser que você seja atleta de elite com um percentual de gordura próximo aos 6%, reduzir o peso corporal (em especial a massa gorda) barriga, banha, pânceps, calo abdominal e outras adjetivos carinhosos, irão te dar um gás extra para participar de uma prova tão desgastante, imagine o esforço necessário de levar consigo uns 06 kg para dar um passeio de 42 km.

Muitos começam a correr pois querem perder peso, apesar desta não ser uma de minhas prioridades, não há como negar uma grande satisfação em fazê-lo, além disto estando mais leve o rendimento nas corridas melhora muito. Correr é extremamente eficiente pra queimar calorias (cerca de 600 por hora ). Conheço corredores que não sabem definir bem se comem para correr ou correm para comer. Mas também não podemos esquecer que a comida (em especial os carboidratos) são essenciais para dar o gás nos treinos... 
O Guepardo ai tá só a pele e osso... e tá voando baixo!
Como resolver este binômio? Comer para correr x Dieta para emagrecer?
Você pode reduzir o seu peso seja diminuindo o número de calorias (por exemplo, comer pequenas porções de baixas calorias) ou aumentando a sua exigência calórica diária (por exemplo, se exercitando mais), ou melhor um "mix" de ambos. Se você pretende reduzir sua gordura corporal, você não deve tentar perder peso muito rapidamente. Em particular, você não deverá ter por meta a perder mais de ½ kg por semana, nem deve tentar consumir menos de 85% de suas necessidades calóricas diárias. Este cuidado visa evitar doenças e porque se você comer menos do que isso seu corpo vai para o modo de inanição, o seu metabolismo fica mais lento, e sua taxa de perda de peso diminui.

Tenho conseguido bons resultados, com medidas simples:
01) "Fechar a boca" durante a semana e dar umas escapadas nos findis.
02) Maior disciplina e consistência (não faltar) nos treinos.
03) Comer mais alimentos "brutos" (leia-se integrais) do que refinados.
04) Pesar-se semanalmente, no mesmo horário e com a mesma roupa.

Apesar de não ser nada muito avassalador... perdi 2,0 kg em 4 semanas de treino e o mais importante... exatos 0,5 kg a cada semana. Estava com 79.5... , acompanhe a evolução:
79.5 - 17/01/2011
79.0 - 24/01/2011
78.5 - 31/01/2011
78.0 - 07/02/2011
77.5 - 14/02/2011

Continuando assim, chego aos 72 ( menor peso que eu me lembre, desde que entrei na idade dos "enta") antes da MARAPOA. Pra te dar um incentivo, que tal aquelas histórias de antes e depois e olha que não é propaganda da Polyshop, confiram como meu camarada João Paulo está ficando, depois de alguns ajustes e também de ter iniciado nas endorfinadas passadas...

Qualquer semelhança com o Guepardo não será mera coincidência.
Vai voar?... Ahhhh vai andar com estilo!

Namastê

2 comentários:

Guilherme disse...

Grande Rogeriao!

Quem fala é Pitu!

Ótimo Blog meu camarada, ainda mais com o nosso camarada JP de exemplo para tantos...aheuheauhaeuea

Outra coisa, me passa aquele link sobre treinamento para maratonas que vc me disse...

Abraço Vovô Rogério!

haeuheauhaehue

Roger Ban disse...

Salve Pitu!

O link que comentei com vc é do Hal Higdon, o cara é escritor, maratonista e um dos maiores especialistas e treinadores de corrida do mundo.

http://www.halhigdon.com/

Adicionei-o aos links dos recomendados.

Abração MANOOOO!!!