sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bloguei para treinar mais... tal qual os 100 macacos? MARAPOA 93

Talvez você conheça a história do 100º macaco. Reza em dado estudo científico, que num arquipélago no Japão, cientistas ofereceram uma batata em água salgada a um macaco de cara vermelha (aqueles macacos japoneses que estavam em um ofurô no Fantástico do último domingo) ele aprendeu então que ao lavar a batata na água, além de limpá-la o sal a deixava mais saborosa, o símio teria então disseminado este conhecimento aos demais membros de seu clã.
Um dos primatas mais inteligentes do planeta.
Porém quando o 100º macaco aprendeu a "lavar a batata", aquele conhecimento passou a ser repetido por todos o macacos caras vermelha do mundo! Mesmo macacos que não tinham acesso ao ensinamento, passaram a demonstrá-lo, comprovando assim o princípio da consciência coletiva - o número de macacos formara uma massa crítica e a partir dali aquele conhecimento passou a ser comum a todos, rompendo as barreiras da comunicação convencional.

A idéia de fazer um blog para aumentar o compromisso com os treinos, ainda mais diante de um desafio como a maratona não é lá das mais originais, uma ligeira pesquisa na rede e você ficará impressionado com a quantidade de "Escribas Maratonistas", se tiverem domínio da língua inglesa ainda mais. Estes dias recebi uma newsletter da Runners e achei engraçado pois o título de um dos tópicos era justamente este - Bloguei o treino e faça mais! 


Para começar a Blogar
Dois dos maiores hospedeiros de blogs são o  Wordpress(wordpress.com) e o Blogger (blogger.com) ambos permitem você montar um blog gratuitamente. O Wordpress tem mais opções de lay-out, mais fácil de personalizar e operar, além disto basta colocar qualquer coisa no "sobre-mim" para arquivar seus posts ou até automatizá-los para aparecer no Twitter.. 

O blogger é do Google, então se tiver uma conta lá, começar um blog é questão de minutos... e o legal é que vai ficar tudo em um lugar só - uma só conta para: e-mail, blog, agenda, grupos, etc... Uma vez na Blogosfera é postar, convidar amigos para visitar e esperar acontecer. Depois que comecei a blogar meu treino rumo a Maratona de Porto Alegre, fiquei mais compromissado com os treinos e desde então não faltei a nenhum, enfim algo como Nós estamos treinando!


Olha só ai alguns heróis corredores e blogueiros...
Até a elite usa o Twitter para "logar" os treinos - pegue com eles umas dicas e fique embasbacado com o tempo extraordinário que as feras conseguem atingir:

@usainbolt Campeão olímpico e recordista mundial dos 100m e 200m.

Mais um corredor blogueiro: http://fla.blogdojoca.com/

Baum... vou ficando por aqui e quem sabe logo, logo atingimos o 100º Corredor Blogueiro. Ahhhh, quer saber este post tá muito curto... Borá conversar mais um pouco... Você acreditou mesmo na história do 100º macaco? Durante muitos anos eu acreditei, mas se você acessou e leu tudo que tinha no link do primeiro parágrafo, vai entender que a explicação da Consciência Coletiva, utilizando tal estudo é feita com muita manipulação de informação e não condiz com a verdade. 


" Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque você escutou. Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque foi dito e comentado por muitos. Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque foi encontrado escrito em livros religiosos. Não acredite em qualquer coisa meramente na autoridade de seus professores e anciãos. Não acredite em tradições porque elas foram passadas abaixo por gerações. Mas após observação e análise, quando você descobre que qualquer coisa concorda com a razão e é condutivo ao bem e benefício de um e de todos, então aceite e viva para isso."
(Siddartha Gautama, o Buda, Kalama Sutra 17:49")

Não Acredite em qualquer coisa! Liberte-se!

Namastê.    

Nenhum comentário: