segunda-feira, 23 de março de 2009

Audax - Para o Escriba " Priceless".

Em 2006 voltei a pedalar, após um longo período de sedentarismo e após seis meses resolvi encarar o Audax Brasília 200 Km, já em 2007. Para muitos o Audax é quase propaganda de cartão de crédito, aquelas coisas tipo "não tem preço", que não é competição, que o que vale é a superação, solidariedade, quase uma utopia. Hora, superar-se é sim competir! E esta especial e benfazeja "competição", pode vir de várias formas.

É uma competição onde o maior rival é você mesmo - as vezes você tem que superar inclusive seu ímpeto competitivo. Respeitando os sinais de trânsito fechados, mesmo quando aquele pelote que você acabou de ultrapassar, depois de muito esforço te deixa lá atrás. O pior é que eles ainda te olham com ar recriminatório como se você fosse o escoteiro ou o maior otário do planeta. Eu não fiz as regras desta "competição", tão pouco gosto de algumas, mas eu as cumpro, são regras só isto.

Para que o Audax fosse para mim um desafio, em 2007 estabeleci que o faria em 10:00. Após 10:13 de muito sofrimento em cima da minha fiel Speed Vicini, cheguei. Demorou bem uma semana para recupera-me do feito, mas logo depois me animei e completei os 300. Portanto esta galera que anda falando que não vai fazer o 300 e porque o Virax, ainda está encubado.

Para animar o treino deste ano, criei o PEDAL DO FRITA-BACON, em janeiro postei a proposta nos grupos de ciclismo, sempre com o mesmo espírito de amizade do Audax. Este viria a se juntar ao Longa Distância com o Brevet Planalmira. Foi quase que uma fusão pedalóica - Perfecto! Conheci tantas pessoas maravilhosas estes últimos meses que não citarei nomes, pois poderia me esquecer de algumas e todas sem exceção são íncriveis.

Este ano a meta era fechar os 200Km no sub 09:00, sai girando tranquilo no início... É engraçado que no começo meu motor nunca está a plena potência, deve ser resquícios de alcool no tanque, rsrsrsrs. Sendo assim acho que fiquei na cozinha, atrás de uns 200 malucos que zarparam a mais de 35 Km/h. Aos poucos o motor foi esquentando e não parou mais... Segui por entre diversos pelotes, dos mais variados possíveis: Mountain-bikers, speedeiros, o patinador, os notúrnicos do PNDF, rebosos, triatletas e até o Pelotão de Elite - Os Espartacus... Com um casal de Tandem, Jonas, Ulhoa e eu fizemos média próxima aos 40 Km/h no eixão sul.

Parando só para o essencial e aproveitando o corpo que tava pedindo para girar - principalmente depois da malto (nunca tinha bebido esta tal maltoextriquinina, mas recomendo), estava de volta ao Extra às 14:03, totalizando 08:03 de pedal - praticamente um sub 08:00 para os 204,5 Km (Aferido pelos GPS e alguns cat-eyes). Isto é só mais uma prova de que o corpo humano é uma máquina maravilhosa, tudo o que você investe em estímulos ele te recompensa em performance.

Bike Vicini R$ 2000,00. Farol para bike Cat-eye 150,00. Inscrição no Audax R$ 65,00. Gatorade 3,50 - baixar seu tempo anterior do Audax 200 em mais de 02 horas... não tem preço!!! E que venha os 300!


Abraços fraternais do escriba!

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, fazer esse tal de AUDAX não tem preço!
E as figuras no percurso? Lendários.
Imagino o quanto você se divertiu!
Como diria um ciclão em um fórum: O homem é eminentemente social.
Que venham os 300kms!

Anônimo disse...

Oi Rogerban, é a mulher de ciclos, recebi seu comentário no meu brogue, obrigada! Fico lisonjeada!!! Em relação a lista de discussão, como sou meio tarada por longas distâncias (ainda que não tenha passado dos 200 km hehehe), fiquei curiosa... Eu poderia participar e receber os e-mails? Adoraria aprender mais com ciclistas experientes... Meu e-mail é thaiscml@gmail.com, um beijão!

Roger Ban disse...

Hora pois, mas claro que você pode entrar em nossa lista, tenho certeza que sua participação somente nos enriquecerá!

Somente tenha cuidado, pois as longas distâncias são mais que viciantes. Tenha certeza que seu primeiro Audax, jamais será o último.

Abraços fraternais.