domingo, 20 de fevereiro de 2011

Meditação, corrida e Maratona - MARAPOA 91

A meditação é um dos cinco princípios do Yoga, sua prática de forma consistente conduz a clareza mental e a serenidade. Em posição de lótus ou meia lótus, em um local silencioso, volta-se a atenção para o corpo, a respiração, aquieta-se o turbilhão dos pensamentos, as emoções nos chegam, mas são passageiras, somente devemos as observar, não há apego, não há aversão... intensifica-se o estado meditativo... donde surge Luz, Poder, Sabedoria e Amor...


... é no caminhar, no trotar, aos poucos percebe-se a respiração - Como esta é? Seu ritmo? Sua intensidade? Profunda? Ofegante? Em que lugar respiramos? Onde percebo? No abdômen? No tórax? Respiro pausadamente e sigo... sinto-me vivo, intenso, forte, fraco, passo por uma criança, a mãe zela, lhe dá um brinquedo e sorri, um senhor passa, levanta o braço, diz bom dia - Bom dia, e sigo... meus braços balançam de forma ritmada, percebo meus plantares, as meias os aquecem, fazendo-os suar, percebo as pernas, coxas,  percebo o vento, o calor, o sol e sigo... Dor? Êxtase? Sensações? Sigo... já não corro mais, agora caminho, só caminho... Só existe caminho! 

O parágrafo anterior ilustra como é possível estar em movimento e aplicar princípios meditativos a corrida - voltar a atenção plena para esta, focar a atenção ao movimento, suas vibrações, perder-se na beleza de seu corpo enquanto se move, perceber áreas de tensão neste e deixando que o movimento as leve. Tal qual a disciplina do Yoga, a meditaçáo em movimento combina a respiração, o movimento do corpo e a quietude mental - nestes estados renova-se a energia vital e apura-se a intuição - é uma excelente atividade matinal, podendo anteceder uma oração, bem como outra forma de meditação.

 Link - Treinador Marcelo Butenas - sobre Meditação em Movimento.


Meditação Dinâmica - por Oshoo


E o que tem haver a meditação com uma Maratona? Ora tudo, eu diria que não é uma prova física, ou não somente física, fortalecer a mente já seria uma boa indicação, mas vai além disto. Com a prática da meditação em movimento e seguindo os princípios da consciência plena, será possível fortalecer músculos, aumentar a flexibilidade, melhorar o condicionamento cardio-respiratório e o mais importante quando se trata de saúde como um todo: não apenas evoluir fisicamente - atingir o equilíbrio mente x corpo e gerar um sentimento de bem estar e amor. 

 “Conheça o que está diante de tua face, e o que está oculto te será revelado. 
Porque nada há oculto que não possa ser revelado, E nem enterrado que não ressuscite.” 
Jesus Cristo,  Evangelho de São Tomé.

Este post encerra os 10 primeiros da série MARAPOA, conforme anunciado de agora em diante eles seguirão mais espaçados, talvez um ou dois a cada semana ou conforme o treinamento e a inspiração da  Maratona de Porto Alegre me permitirem. 

Namastê.




2 comentários:

Guilherme disse...

Massa Roger, valeu pelo link...

Blog tá show!

Abraço!

Pitemba

NATH disse...

Primeira série de posts muito bem encerrada!!!

Estou adorando o blog!