quinta-feira, 28 de maio de 2009

Audax 400 K Santa Cruz do Sul - RS

Saudações Ciclopáticas aos Randoneiros do Planalto!


         Osvaldo, Érika, Jonas e Rogério
Turma de Brasília Brevetados nos 400Kms


Ainda bem que não preciso escrever com as pernas,mas é nelas que residem parte das lembranças de que no domingo dia 24 de maio de 2009, às 02:00 da matina chegávamos de volta ao Hotel Feldman em Santa Cruz do Sul (RS), após 22:30 horas entre pedalar, fazer novas amizades, trocar pneu, PCs, muita comida e subidões intermináveis! Após percorrer um total de 406 Kms, distância até então inédita para minhas pernas, consegui o tão almejado Brevet Randonne 400 Km. 


Foi uma pena Brasília ter a etapa 400 cancelada, mas a Organização teve lá suas razões para tanto. O fato é que existem dois tipos de audaxiosos no brevet de 400 - os que querem apenas concluí-lo e aqueles que vêem nele um degrau a ser superado rumo aos 600 (Super Randonneur) ou até os 1000. Acho que a maior parte da turma de Brasília, almejava os 400 como ponto final. Já os que foram para Santa Cruz, estavam mirando em seguir adiante, assim apesar dos gastos financeiros e de tempo, as compensações foram muitas - os 400 foram um super treino, psicológico, físico, estratégico e de aprendizado social rumo aos 1000. 

Poderia tecer o meu relato em relação a altimetria, médias de velocidade dos trechos, hidratação, qualidade das vias, enfim falar da estratégia da prova. Mas prefiro falar do lado da camaradagem e da paixão pelo ciclismo que move o Audax no Brasil. Um dia antes fomos brindados com um congresso técnico pelo organizador Luiz Faccin, o clima foi de descontração, e ali foram detalhados os pontos críticos do percurso e dirimidas outras dúvidas. O jantar servido logo depois, possibilitou um maior entrosamento dos participantes. E foi ali que caiu a ficha que o Ciclismo de Longa Distância é acima de tudo um evento social - característico da espécie humana - acho que rolou aquele lance dos guerreiros preparando-se na noite anterior para a batalha do dia seguinte...

Conheci gente que pedalou 400,  600, os 1200, que pedalou o Paris Brest, gente que pedalou em dia tão frio que a água da caramanhola congelou, gente que pedalou muitos kms quando o lance por aqui ainda era chamado de Pedalada, gente que igual ao Dart, já pedalou muito levando umas latinhas. Conheci gente que morou três anos nos Lençóis Maranhenses. Gente que é capaz de sair de Brasília e ir a Salvador por paixão à um pudim de Tapioca. Gente que presenteia os amigos com um pote de Melaço. Gente que me presenteou mil dicas sobre frio e até com acessórios para se defender dele...  Mas Báh Tché! Acho que conheci o espírito do Audax - evento eminentemente social.
Abraços Fraternais e que venham os 600 Tché!

Um comentário:

Carô disse...

Uhuuuuuuuuu!
Parbéns Rogerban!
Sensacional!
Realmente, o Audax é social...Um dia farei como vc...
eh isso aí... agora que venha os 600 kms! Você eh fora de sério... poe uma coisa na kbeça e vai atrás mesmo sabendo que para conseguir vai ter que ralar! Eh isso aí meu amigo! Parabéns!!!!!!
E a provinha de ontem, como foi?
Fiz em 58 min
bjos
Até o crosss parques!