terça-feira, 22 de março de 2011

No meio do caminho tinha uma lesão... tinha uma lesão no meio do caminho. MARAPOA 61

Começou como uma dor bem leve, após um destes treinos bizarros que a gente sabe que não deve se arriscar a fazer, mas insiste "que dá conta" ou "que quer por que quer"...  Porquê as vezes agimos assim? Sei lá ora pois, como já bem disse meu amigo Gildásio - se eu soubesse de tudo nesta vida eu era Deus meu chapa! Mas fica ai uma questão: É Melhor saber muito de um pouco ou um pouco de tudo? Mais uma vez - Se eu soubesse todas respostas, eu era....

Bom, mas foi após a bestialidade de correr 26 km (a planilha pedia 18)  no Parque de Águas Claras, verdadeiro Tobogã dos Corredores do DF, lá ou você está descendo ou está subindo - dali em diante comecei a sentir uma dor na perna direita, próxima ao tornozelo. Após o aquecimento a dor ia embora, no outro dia piorava, fui ignorando pensando que fosse só uma inflamação muscular, mas depois de uma semana a dor piorou, ficou mais localizada e o local dolorido a palpação, quando aquecia durante a corrida passava, mas quando parava ou no dia seguinte piorava, até que comecei a mancar.

Doctor Google o que é o que é? Dor na perna que aparece com aumento excessivo do volume de treino? Quando corre-se em terrenos muito irregulares? Doi quando frio mas quando esquenta passa? Fica na região da perna que tem nome de tempero asiático. Pode evoluir para uma fratura de stress, pode melhorar com gelo e redução do volume de treino. Putz... Estou com uma famigerada canelite ( lesão inflamatória que atinge cerca de 15% dos corredores).

E o que fazer? Ahhhh... Resposta do Dr. Runners - Se continuar treinando forte, o grau da lesão pode piorar  e até desencadear outro problema como a fratura por estresse, esta dá até 06 meses no estaleiro, sem correr. Se fazer gelo duas vezes ao dia, diminuir consideravelmente o volume de treino (vai ferrar a planilha), alongamento, musculação, correr na esteira ou na grama, bike... Pode ser que em duas semanas a lesão melhore. Gostaria de mandar tudo as favas novamente e descer o pau, correr até lascar de vez - ou vai ou racha - Eu vou ser Maratonista queira ou não queira - Canela - Cale-se! Eu sou o Van Damme!


Pensando melhor: Vou seguir as orientações básicas nesta e na próxima semana, se melhorar e me sentir bem sigo para MARAPOA mesmo com o treino comprometido, agora se rolar aquele  " NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS..." pra esta vocês já sabem a resposta - Vou procurar o mais confiável - Dr. DeVerdade e talvez postergar Porto Alegre para 2012 e treinar para MARAHERMANOS em outubro.

Para você curtir no i-pod enquanto correr ou refletir, que tal a máxima do Jorge Ben Jor

" Em vez de uma nova trombada, uma marcha ré com dignidade. "  "A caça ao fantasma continua - porque o fogo é mais antigo que o fogão! "

Faltam 61 dias, de agora em diante: Alcohol - Só para desinfetar! 

Namastê.

4 comentários:

Gustavo disse...

Ae... bem vindo ao grupo dos "Estou com canelite!". Gelo e alongamento ajudam muito. Melhoras.

Leonardo disse...

É isso ai... essa vida de querer ser atleta da nisso! Já tive isso.. FRATURA POR ESTRESSE! Foram praticamente 20 dias sem correr... mais 20 correndo na esteira .. grama e piscina!

Isso serve para não estrapolarmos os limites...

No mais.. melhoras pra ti!!no final tudo da certo!!

Lembre de quem tu és!!! O GRANDE GUERREIRO ESCRIBA!

Laerte Lustosa disse...

Já vi esse filme antes, com adaptações. Ao invés de corrida, ciclismo. No final do Audax 600 desse ano, senti a mesma dorzinha no joelho direito que senti no final do Audax 600 do ano passado. "-Vai passar igual ao ano passado, lógico!" O que passou foi uma semana, mas a dorzinha latejante persistiu. Pulei o Dr, Google e fui direto ao Dr. Doutor. "Deve ser copisa pequena pois a dor é pouca!" Ah mas veio a ressonância magnética, e essa é implacável. Lesão no corno do menisco ( o menisco deve ser mesmo um corno)! Resolução final: encostar a speed por um tempo, mandar brasa na fisioterapia, e ficar nos girinhos leves do Pedal Noturno e da Cia Pau de Rato nos fins de semana. Al´me do que não há desculpa oficial melhor que essa pra não "precisar fazer" o Audax 1.000, né? De já vu total!!! Melhoremos pois!

Unknown disse...

Canelite sempre compromete meu futebol. Bem vindo ao clube, Perao! rsrs