quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Eu? Pedalar Longas Distâncias?...

Randoneiro & Popular





Ser Randoneiro, pode significar algo diferente para cada ciclista. Para alguns é quase cicloturismo, gastronomia, confraternização em um ritmo leve. Para outros, ser randoneiro é questão de velocidade, tempos mais rápidos - os ciclistas estabelecem metas e recordes pessoais, geralmente procurando parceiros de mesmo ritmo. O interessante é que não há prêmio diferente a receber, a medalha (quando há) é comum a todos os participantes, que concluem o percurso dentro do prazo estabelecido.







Randonagem é o neologismo para o Randonnée (França), descreve um evento ciclístico não competitivo de longa distância, onde os participantes seguem uma rota pré-estabelecida, com tempos aferidos em Postos de Controle (PCs). Os Randoneiros, não podem receber apoio, exceto nestes PCs, portanto devem estar preparados com sua nutrição, hidratação,  panes mecânicas da bike, mudanças climáticas e por ai vai...





.
Será que isto é pra você? Para ajudá-lo nesta questão, nada melhor que participar de um Popular (populaires) -  são pedais que lhe permitem ter uma noção, uma amostra da Randonagem - pedala-se distâncias menores que 200 kms, mas no mesmo ritmo e estilo da sua irmã maior. No DF o Ciclismo de Longa Distância; começou a organizar alguns eventos desta forma, confira a programação dos próximos pedais do grupo e deguste um pouquinho da "droga". Clique aqui  E cuidado pois são altamente viciantes.





As Randonagens do LD são de livre participação, já uma série Super-Randoneira de eventos oficiais (ACP e Randonneurs Brasil), obedecem uma progressão que inicia com 200 km e vai aumentando com pedais de 300, 400, e finalmente os de 600 km.  Nestas o Randoneiro na primeira viagem deve completar os 200 antes de fazer os 300 e estes antes dos 400... Ciclistas famintos por desafios maiores, podem ainda participar dos ultra-desafios de 1000 e 1200 km.





E ai.... Borá?

Nenhum comentário: