segunda-feira, 2 de março de 2009

Negative Split - Uma boa estratégia para as corridas.


Negative Split e Audax! What´s this?

Quando maratonistas ou triatletas americanos estão conversando, de vez em quando você escutará o termo "negative split", ele refere-se a correr o segundo tempo da corrida, mais rápido que o primeiro. Por exemplo, na maratona se correr os primeiros 21Km em 2:10:29, e então correr os outros 21 em 2:08:34 ( Há quem me dera...), terá corrido com um "negative split", ou seja mais rápido a segunda parcial.
No Audax assim como na Maratona, é importante o controle do ritmo, enfim são provas de resistência e estratégia, se fizéssemos um negative split então...  Muitos ciclistas fazem o contrário disparando muito rápido no início e depois reduzindo drasticamente o ritmo na segunda metade da prova. É um erro pra lá de comum, pois você está descansado e forte no início (principalmente se estiver treinando direitinho), e é tentador sair forte. Mas como é uma prova longa, o acúmulo de ácido láctico irá fadigar o músculo, diminuindo o ritmo na segunda metade ou final da prova.


Dire Tune  - atleta etíope, vencedora da maratona de Boston em 2008, foi a menor diferença de tempo de uma maratona feminina, apenas dois segundos. Tune, venceu fazendo um "negative-split" de quase quatro minutos. Finalizando a prova em 2:25:25.


Exige um bocado de experiência e disciplina para conseguir este famigerado "negative-split". A maioria dos atletas não conseguirão fazê-lo nas primeiras provas. Mas aqueles que se seguram e conservam a energia na primeira metade, e conseguem fazer o final mais rápido, terão uma performance melhor pode crer. A maturidade também conta para não ir na pilha dos malucos que te passam no início, é comum encontrá-los moídos mais na frente, e se não encontrá-los... paciência... eram mesmo melhor que você.
Lance Armstrong - Maratona de Boston 2008 - com o tempo de 2:50:59, também com um " negative split ". Com certeza ficou para trás de muitos corredores no início, mas teve a maturidade de segurar o ritmo. Também ajudou a levantar uma grana para a cura do câncer.
Vou ficando por aqui e desejo a todos um Fraterno "Negative Split" no Audax Brasília 2009!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gde criatura escribística;

Parabéns pelo excelente blog, que é repleto da positividade que exala de sua performática personalidade.
Sucesso nos treinos e nas outras loucuras que rolam na bolinha azul que tá dipundurada no espaço sideral.

O link para a esta página está incluído nos LINKS KENTES no blog do PikíDaTrilha.

Abs,

PikíDaTrilha
www.pikidatrilha.blogspot.com

Roger Ban disse...

Salve, Salve Patagônico Mago dos Pedais...

Qualquer um dia desses vou criar um jogo, vai se chamar RPG Cycle mania... acho que temos grandes chances de vencê-lo.

Obrigado pela gasolina... digo pelo elogio, é ele o combustível das escrituras.

Abraços Fraternais.